Economia Titulo
Espera de telemarketing não poderá exceder 1 minuto
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
17/10/2008 | 07:23
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A partir de 1º de dezembro o consumidor terá de ser atendido no máximo em um minuto, quando quiser falar por telefone com o atendente de uma empresa.

Os bancos terão de ser ainda mais rápidos: até 45 segundos. A não ser que seja em dias de maior movimento, antes ou depois de feriados, ou no 5º dia útil do mês. Nesta situações, a espera é de um minuto e meio.

"Aquele tempo de angústia, de cinco, seis minutos que o consumidor ficava à disposição das empresas vai terminar. As empresas que não terminarem com isso serão duramente punidas", disse o ministro da Justiça Taras Genro.

As multas dependem de cada caso e podem variar de R$ 200 a R$ 3 milhões. O serviço de atendimento ao consumidor terá que funcionar 24 horas, sete dias por semana, se o produto ou serviço estiver à venda ou for usado também ininterruptamente.

O Ministério da Justiça garante que haverá fiscalização, principalmente pelos Proscénios. E o consumidor também poderá reclamar. "Os técnicos do Percam vão ligar para testar a funcionalidade dos atendimentos telefônicos. Além disso, a população deve guardar o número de protocolo do atendimento e registrar denúncia quando achar necessário. O suíte da instituição e o telefone 151 serão aliados do consumidor", explica Ariana Pereira, assistente de direção do Preencham.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;