Nacional Titulo
STJ condena Schering a pagar R$ 1 mi por 'pílulas de farinha'
Do Diário OnLine
30/11/2007 | 11:50
Compartilhar notícia


Quase dez anos depois, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve a condenação do Laboratório Schering do Brasil ao pagamento de indenização coletiva no valor de R$ 1 milhão em razão da colocação no mercado do anticoncepcional Microvlar, conhecido como a 'pílula de farinha'. Como o medicamento não continha o princípio ativo, várias consumidoras acabaram engravidando.

Ao recorrer ao STJ contra a condenação imposta pela Justiça paulista, a Schering tentou se isentar de culpa na distribuição dos medicamentos e argumentou que as gravidezes resultantes do uso dos falsos anticoncepcionais constituíram sentimentos positivos, pois geraram "novas vidas".

Em seu voto, no qual rechaçou todas as alegações apresentadas pelo laboratório, a ministra do STJ Nancy Andrighi destacou que o vazamento dos placebos feriu diretamente a necessidade de respeito à segurança das consumidoras e o direito de informação que elas possuem, uma vez que a empresa demorou a avisá-las sobre os riscos que corriam, embora sabia dos mesmos.

As 'pílulas de farinha' foram fabricadas pela Schering em 1998 para o teste de uma máquina embaladora. Por engano, porém, o remédio acabou chegando ao mercado para consumo, mesmo sem conter a dose de hormônio que impediria uma gravidez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;