Política Titulo
Sto.André vai insistir com IPTU
Karen Camacho
Da Redaçao
03/01/1999 | 19:42
Compartilhar notícia


O prefeito em exercício de Santo André, Joao Avamileno, disse que este ano a administraçao Celso Daniel vai "brigar" pelos projetos considerados importantes para a cidade e insistir na aprovaçao de propostas rejeitadas no final de 1998, como as alteraçoes na cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que prevêem fim das taxas e reduçao no desconto; e a transferência da limpeza pública para o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental).

DIARIO - Qual é a sua avaliaçao dos dois primeiros anos de governo?
JOAO AVAMILENO - A populaçao aprovou nossa administraçao, fizemos uma pesquisa entre os munícipes que nos revelou que o nosso trabalho é bem recebido. As realizaçoes mais importantes foram a revitalizaçao do Centro, o Banco do povo, a Casa do Abrigo da Mulher, urbanizaçao de favelas e reurbanizaçao da avenida dos Estados.

DIARIO - Nas últimas sessoes do ano passado, o chamado Grupo dos 13 reprovou muitos projetos da administraçao.
AVAMILENO - A reprovaçao de alguns projetos nas últimas sessoes acabou atrapalhando os planos do governo. Principalmente a reprovaçao da mensagem aditiva ao Orçamento e do projeto de alteraçoes do IPTU. Eram planos bons para a cidade e os vereadores reprovaram apenas em uma demonstraçao de força contra o Executivo.

  DIARIO - Quais os principais planos da administraçao para este ano?
AVAMILENO - Daremos continuidade ao nosso plano de governo. Priorizando a avenida dos Estados, com o objetivo de torná-la a grande avenida da cidade, a revitalizaçao do Centro e a conclusao de obras como o alongamento da avenida Guarará, na Vila Luzita, e obras de combate às enchentes.

DIARIO - Que dificuldades a Prefeitura deverá enfrentar este ano?
AVAMILENO - A perspectiva é de que a Prefeitura enfrente maior dificuldade financeira em 1999. Devido à própria recessao do país, pacote do governo e aumento dos juros. Estamos prevendo também uma queda na arrecadaçao do ICMS (Imposto sobre Circulaçao de Mercadorias e Serviços).

  DIARIO - Que projetos serao encaminhados à Câmara?
AVAMILENO - Logo no primeiro semestre deveremos encaminhar os principais projetos que foram rejeitados na última sessao: o que propoe alteraçoes na cobrança de IPTU, mesmo só podendo vigorar a lei no ano 2000; o projeto de reavaliaçao dos valores venais das áreas industriais; a regulamentaçao dos bairros da cidade; e a transferência dos serviços de limpeza pública ao Semasa.

  DIARIO - As taxas de limpeza pública deverao continuar especificadas no carnê do IPTU, apesar de o STF (Supremo Tribunal Federal) considerá-las ilegais?
AVAMILENO - Nao podemos retirar a taxa de limpeza porque a Câmara nao aprovou o projeto de alteraçoes de IPTU, que previa essa retirada, e porque a arrecadaçao cairia em pelo menos R$ 8 milhoes. Sofreremos entao o risco de açoes judiciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;