Internacional Titulo
Londres escondeu armas nucleares no Chipre e Singapura
Das Agências
31/12/2000 | 13:51
Compartilhar notícia


A Gra-Bretanha escondeu armas nucleares em suas bases militares do Chipre e Singapura durante a Guerra Fria, sem informar isto aos governos destes países, segundo matéria publicada neste domingo no jornal Sunday Times.

Desde 1960, armas nucleares estratégicas foram colocadas na base da Royal Air Force (RAF) de Akrotiri, Sul do Chipre, de acordo com o jornal, baseado em documentos que apareceram no Bulletin of Atomic Scientists com sede em Chicago, Estados Unidos.

Dois anos depois, o entao primeiro-ministro britânico, Harold Macmillan, dava pessoalmente sua autorizaçao para uma operaçao similar na base da RAF em Tengah, Singapura, acrescentou a mesma fonte.

Segundo documentos mantidos em segredo durante vários anos, que vieram a público há pouco tempo, nem o primeiro-ministro da Malásia, Tunku Abdul Rahman, nem o arcebispo Makarios, que governava o Chipre na ocasiao, foram informados pelo governo britânico.

"Se esta informaçao tivesse sido dada na época à populaçao do Chipre e Singapura, nao creio que estas operaçoes teriam sido levadas a cabo", comentou Stephen Schwartz, editor do Bulletin of Atomic Scientists.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;