Cultura & Lazer Titulo
Argentina arquiva processo de plágio contra cantor mexicano
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 15:08
Compartilhar notícia


A Justiça argentina arquivou o processo por plágio que havia sido aberto contra o cantor mexicano Luis Miguel pelo compositor argentino Francis Smith, anunciou nesta terça-feira o Palácio dos Tribunais.

O juiz Guillermo Carvajal inocentou Luis Miguel, que foi acusado por Smith de falso testemunho quando depôs no processo de violaçao da lei de direitos autorais, em nove de novembro do ano passado, em Buenos Aires.

Os advogados de Smith apresentaram, em 15 de novembro, uma denúncia contra o astro mexicano, já que, ao ser interrogado sobre as semelhanças entre duas cançoes - uma própria e outra do compositor argentino - ele disse que só havia tomado conhecimento ``da existência de um problema' dois meses antes.

Os motivos da controvérsia sao duas cançoes: ``Nada es igual', interpretada pelo mexicano, e ``Y mañana volverás', tema de Smith, que, segundo o compositor argentino, foi plagiada em um disco de Luis Miguel.

No último dia 15 de maio, a Justiça argentina determinou que nao houve violaçao dos direitos autorais e inocentou, em primeira instância, três dos acusados de plágio.

Na ocasiao, a Justiça alegou que a cançao de Francis Smith teve ``divulgaçao muito escassa' e considerou que, dificilmente, os produtores do disco de Luis Miguel poderiam tê-la plagiado.

As semelhanças, em todo caso, devem ser atribuídas - segundo o juiz - à ``simplicidade' da composiçao, já que ambas as cançoes se encaixam nas ``convençoes musicais próprias da época' em que foram escritas.

Smith movia três processos contra Luis Miguel, sendo que dois deles já tiveram uma primeira decisao favorável ao mexicano.

Ainda está pendente uma instância civil, a cargo da juíza Cecilia Federico, em que Smith pede uma indenizaçao de US$ 2 milhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;