Política Titulo
Vereador quer alarme em ônibus de S.Bernardo
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
26/05/2002 | 19:23
Compartilhar notícia


Os ônibus que circulam em São Bernardo podem ser obrigados a contar com um alarme contra roubos. Essa, ao menos, é a idéia do vereador Gilberto Giba Marson (PV).

O vereador elaborou projeto de lei que regulamenta a implantação do sistema nos coletivos do município. Segundo ele, todos os ônibus das linhas urbanas operadas pelo transporte coletivo municipal, bem como as empresas particulares que prestam serviços de transporte em São Bernardo, deverão dispor de sistema de alarme contra roubo.

Severo – O sistema será ligado a uma central instalada na própria empresa, que se encarregará de avisar as autoridades, fornecendo a localização do veículo que for roubado. Este sistema, afirmou Giba, deverá ser instalado de forma que o motorista e o cobrador possam acioná-lo.

O vereador do PV quer uma punição severa aos infratores da lei: R$ 500, que será dobrada em caso de reincidência. “Decididamente, os crimes contra o patrimônio estão aumentando assustadoramente, atemorizando famílias, pedestres e mesmo os que se utilizam do transporte coletivo”, disse.

Segundo Giba, o transporte coletivo, em especial, é um alvo fácil e preferido pelos ladrões. “O fato de roubarem diversos ônibus num mesmo dia proporciona a eles quantias razoáveis.”

Recuperação – O vereador reconhece que dificilmente tal medida será suficiente para colocar fim a esta prática, mas acredita que o sistema facilitará na recuperação dos bens roubados, devido à rápida ação dos policiais após o acionamento do sistema, e ajudará no combate ao crime, uma vez que intimidará os bandidos.

Giba afirmou, também, que o seu projeto não implicará em despesa ao Executivo. “Todas as linhas de ônibus em São Bernardo foram privatizadas. Os ônibus que pertencem à municipalidade são apenas os escolares.”

O parlamentar do PV afirmou que os proprietários de empresas de transporte também não terão gastos. “É um investimento, que dará mais segurança aos usuários e aos funcionários que viajam diariamente nestas linhas. Os gastos que, porventura, os proprietários destas empresas tiverem, certamente redundarão em economia a curto prazo, na medida em que um assalto for frustrado pela interferência da polícia.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;