Economia Titulo
Inadimplência na região aumenta pelo terceiro mês
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
06/09/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


A gastança durante as férias colaborou para que os consumidores da região atrasassem o pagamento das contas em agosto. Em São Bernardo, a inadimplência subiu pelo terceiro mês consecutivo com alta de 3,75%. A situação no comércio de Santo André também não é animadora, visto que entre junho e julho houve alta de 10%.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo, Valter Moura Júnior, a questão é que os consumidores, principalmente da classe C fizeram muitas compras parceladas nos últimos meses. "As pessoas esquecem que por mais que a prestação seja de R$ 50, será somadas às demais já realizadas."

Segundo o executivo, a situação foi pior em julho, quando os comerciantes reclamaram de queda nas vendas em relação a igual mês do ano passado. O momento inspira atenção redobrada dos empresários na concessão de crédito aos clientes. Em maio a situação permanecia estável, mas o indicador de inadimplência começou a elevar em junho.

SANTO ANDRÉ - De acordo com assessor da presidência da Associação Comercial e Industrial de Santo André, Nelson Tadeu Pereira, o número de maus pagadores evoluiu 10% entre junho e julho. Os números de agosto ainda não foram fechados pela entidade. "As férias são sinônimo de gastos além do previsto no orçamento. E as consequências aparecem em agosto, que cresce historicamente."

PAÍS - Balanço divulgado pelo SPC Brasil apontam que no País, o número de inadimplentes avançou 6,37% em agosto, pelo sétimo mês consecutivo. O vice-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Vitor Augusto Koch, também sugere que os lojistas tenham cautela para o restante do ano devido ao encarecimento do crédito e o cenário de inflação, que já registra novas altas.

Nos oito primeiros meses deste ano, a inadimplência acumula alta de 5,14%. Isso é consequência do aperto monetário do Banco Central até julho e a do custo maior para obtenção do crédito.

VENDAS - As vendas no varejo brasileiro em agosto apresentaram alta de 8,37% na comparação com 2010. Segundo a CNDL, o resultado foi positivo pelo quinto mês consecutivo, o que reforça a tendência de otimismo nas vendas para os demais meses. Para Koch, o brasileiro segue confiante na estabilidade do emprego, o que impulsiona o nível de consumo.

 

Pagamento de bônus dá esperança para empresários

O pagamento da Participação nos Lucros e Resultados dos funcionários das indústrias no Grande ABC, os aumentos reais nos salários e o 13º salário dos aposentados injetam novo ânimo nos empresários do comércio do Grande ABC, que anseiam pela quitação das dívidas da população.

Em Santo André, este movimento já foi notado pela Associação Comercial e Industrial, que verificou em julho aumento de 8% na recuperação do crédito. "Ao receber esse dinheiro extra o correto é pagar as dívidas do cartão de crédito, carnê e cheque especial para ganhar fôlego", aconselha o assessor da presidência da Acisa, Nelson Tadeu Pereira.

Para diversas famílias da chamada nova classe média essa será a oportunidade para limpar o nome no mercado e ganhar novo voto de confiança para parcelar as compras natalinas. O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo, Valter Moura Júnior, pontua que com o boom na concessão de crédito ocorrida em 2010, somado à alta na renda dessa camada, potencializou o endividamento futuro.

No País, os números de cancelamento de registros no SPC, foram positivos em agosto, apresentando alta de 7,81% ante o mesmo mês do ano passado.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;