Economia Titulo
Em solidariedade, protesto pára rodovia
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
01/09/2006 | 22:52
Compartilhar notícia


Em solidariedade à greve dos trabalhadores da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo, o Comitê Sindical da Baixada Santista bloqueou sexta-feira por três horas o trânsito na Rodovia Piaçagüera-Guarujá, do Sistema Ecovias, em Cubatão. A manifestação paralisou a jornada de 30 mil trabalhadores do Pólo Industrial da cidade e resultou em trânsito de 16 quilômetros nas duas pistas da Piaçagüera e da Via Anchieta entre as 6h e 9h.

O ato contou com a participação de 500 manifestantes que prestaram apoio aos trabalhadores da Volks. No total, o comitê reuniu sindicalistas de 89 sindicatos da Baixada Santista, que temem as conseqüências na cadeia produtiva das demissões na montadora. Cubatão conta hoje com a importância econômica dos Pólos Petroquímico e Siderúrgico.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e Siderúrgicos da Baixada Santista, Florêncio Resende de Sá, o Sassá, destacou a união dos sindicatos na organização o ato. “Entendemos a questão da Volkswagen não como uma luta de categoria mas como uma luta de classes”, disse o sindicalista de Santos. Dessa forma, ele frisou que o movimento não foi protesto isolado dos trabalhadores da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), de Cubatão.

Segundo Sassá, a idéia inicial era paralisar o Pólo Industrial da Baixada apenas no dia 11 de setembro. No entanto, a antecipação das demissões na fábrica Anchieta forçou os sindicalistas a mudarem de repente o protesto. “Nesse dia, queríamos uma paralisação de um período no pólo e no outro faríamos uma passeata pela Imigrantes”, contou o presidente dos metalúrgicos e siderúrgicos da Baixada.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT), Francisco Duarte de Lima, o Alemão, disse que ficou satisfeito com a mobilização dos sindicalistas da Baixada. “Para nós, é maravilhoso. O pessoal fazer uma passeata em solidariedade é fantástico”, avaliou o sindicalista. Alemão disse que não compareceu ao protesto porque a organização alterou a data sem antecedência. Ele programava a participação no evento quando agendado para 11 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;