ouça este conteúdo
|
readme
|
Gustavo estava com a família no campo, numa confraternizaçao de colaboradores do da instituiçao Fraternidade Antialcoólica e Drogas. As 11h, quando brincava com um amigo, o garoto teve a mao picada.
Avisado sobre o acidente, o pai do garoto, Osvaldo Rodrigues de Souza, levou-o para a Faisa (Fundaçao de Assistência à Infância de Santo André).
Segundo o médico de plantao Tai Il Kim, o posto pediu orientaçao do Hospital das Clínicas e em seguida foram feitas compressas de água morna no local da picada. Gustavo ainda recebeu soro e analgésico. O menino permaneceu em observaçao até as 17h, quando foi liberado.
"Há dez dias achamos outro escorpiao no sofá do vestiário do campo", disse o presidente do Parque das Naçoes. Segundo Santos, o inseto e o sofá foram queimados. Nesta terça-feira o presidente do clube irá à Vigilância Sanitária solicitar uma detetizaçao no local.
A médica e diretora do Hospital Vital Brasil (Instituto Butanta), Fan Hui Wen, informa que em caso de acidente a pessoa deve procurar imediatamente o pronto-socorro ou hospital mais próximos, pois quanto mais rápido for o atendimento, menos efeitos terá o veneno. O principal inconveniente, segundo a médica, é a dor intensa provocada pela picada. Ela explica que a ocorrência de óbito é rara e que acontece somente quando ocorrem várias picadas em crianças ou idosos que estejam com saúde debilitada. É nesses casos mais graves que o soro antiescorpiano é aplicado.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o escorpiao é um inseto nao peçonhento. Seu ferrao tem a finalidade de introduzir o veneno na vítima, mas a picada é apenas superficial, diferentemente de uma picada de cobra, que possui presas bem maiores. Ao picar, o escorpiao elimina cerca de 200 microgramas de veneno, que atua no sistema nervoso da vítima. Os sintomas sao doloridos. O ferimento provoca vermelhidao no local, dor intensa, mancha, vômitos e suores.
De atividade noturna, o escorpiao se esconde durante o dia em lugares úmidos como troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos velhos, casca de árvores velhas, construçoes e frestas de muros.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.