Internacional Titulo
Terremoto mata pelo menos 40 em El Salvador
Das Agências
13/01/2001 | 20:55
Compartilhar notícia


Pelo menos 40 pessoas morreram neste sábado em El Salvador devido a um terremoto que atingiu a América Central e o Sul do México, segundo informou o porta-voz da Cruz Vermelha, Carlos Mendoza. O presidente de El Salvador, Francisco Flores, decretou "estado de emergência e calamidade nacional".

O terremoto, ocorrido por volta das 11h40 (15h40 de Brasília), provocou também pelo menos duas mortes na Guatemala. Entre as vítimas está uma criança de dois meses. Um homem morreu por causa de uma rocha que rolou de um morro e caiu sobre o carro dele em uma estrada.

Também foram registrados danos materiais consideráveis em muitas casas, cortes de energia elétrica, água e telefonia. Os principais prejuízos foram verificados em San Salvador (capital de El Salvador).

O epicentro do tremor foi localizado no Estado de Chiapas (Sul do México) pelo serviço Centro Sismológico da Universidade Nacional Autônoma do México, mas não há registros de grandes prejuízos na região mexicana.

O tremor foi registrado com diversas magnitudes pelos institutos sismológicos da região (7,0 graus Richter na Guatemala; 7,9 em El Salvador; 7,7 na Nicarágua; e 7,6 na Costa Rica e no México), e provocou pânico especialmente em El Salvador e Guatemala, mas também foi sentido na Nicarágua, em Honduras e Costa Rica.

Segundo as autoridades centro-americanas, o terremoto foi originado por um choque das placas continentais de Cocos e Caribe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;