D+ Titulo
Massagem indiana para bebês
Do Diário do Grande ABC
12/04/2009 | 07:49
Compartilhar notícia


Termo que vem do sânscrito, a ayurveda significa conhecimento da vida saudável. Com a preocupação de trazer mais qualidade de vida para bebês e mães, que vão fortalecer os vínculos com seus filhos, a professora de ioga Yvonne Jansen-Schulze escreveu recém-lançado livro Massagem Ayurvédica para Bebês (Editora Novo Século, R$ 39,90, 176 páginas).

No país das cores, sabores e temperos, a massagem é tradição há mais de 2.500 anos. Na ayurvédica, cujo objetivo é equilibrar as emoções, cada toque está relacionado a um elemento da natureza.

Com dicas práticas, a autora ensina como massagear braços, pernas, barriga, entre outras partes do corpo da criança.

Para auxiliar no toque, a professora indica o uso de óleos - gergelim, oliva, mostarda, amêndoas etc - que podem facilitar na hora do procedimento.

Outras dicas importantes são a presença da mãe durante a massagem, movimentos rítmicos e bastante lentos; concentração de quem faz o procedimento durante contato físico e atenção no óleo a ser utilizado, assim como o creme de ervas. Depois é só aproveitar esse momento de intimidade com a criança para reforçar laços de afeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;