Internacional Titulo
Portugal põe fim a quase 5 séculos de presença em Hong Kong
Da AFP
30/09/2003 | 18:53
Compartilhar notícia


Portugal fechou, nesta terça-feira, seu consulado geral em Hong Kong, principalmente por razões orçamentárias, pondo fim a quase cinco séculos de presença no território, informou uma fonte diplomática.

Os portugueses foram os primeiros ocidentais a pisar no que posteriormente se converteria em Hong Kong. Em 1513, exploradores conduzidos por Jorge Álvares desembarcaram em um lugar que este chamou de Tamao, atualmente Tuen Mun, no oeste da península de Hong Kong. Algumas décadas mais tarde, em 1582, os jesuítas portugueses foram os primeiros europeus a se instalarem em Hong Kong. Foi finalmente em Macao, na margem oposta do delta do rio das Pérolas, onde os portugueses construíram sua colônia, caindo Hong Kong nas mãos dos britânicos em 1841.

Entretanto, os portugueses continuaram tendo uma grande influência em Hong Kong e até o século XIX representavam ainda a maioria do contingente dos empregados bancários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;