Política Titulo Coligação
PMDB oficializa apoio ao PT

Presidente estadual do PMDB, deputado estadual Baleia Rossi
esteve em S.Bernardo para ratificar sigla na base de Marinho

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
05/07/2012 | 07:50
Compartilhar notícia


Deixando de lado o fiasco na tentativa de emplacar o vereador Tunico Vieira (PMDB) como vice do prefeito Luiz Marinho (PT) na disputa pela reeleição, o presidente estadual do PMDB, deputado Baleia Rossi, esteve ontem em São Bernardo para oficializar apoio ao petista.

Sem vice e sem postulante ao Paço, o PMDB também ratificou os 20 candidatos a vereador que estarão na coligação ‘São Bernardo cada vez melhor', formada também por PP, PR e PPL.

Com discurso conciliador, Baleia Rossi disse que o PMDB disputou de forma legítima para compor a chapa governista e que em nenhum momento o partido agiu contra o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB), que foi mantido no posto.

"Naquele momento tivemos a preocupação em fortalecer o PMDB, apoiar as lideranças municipais. Fizemos essa reflexão de manter a unidade do partido e apoiar o prefeito. Não há nenhum constrangimento para nós apoiarmos o Marinho e o Frank", disse o dirigente.

Para minimizar o fato de o PMDB ficar de fora da eleição majoritária em São Bernardo, Baleia Rossi salientou que o partido terá no Estado 250 candidatos a prefeito e 150 postulantes a vice.

Tunico Vieira iniciou o processo para disputar o Paço em fevereiro de 2011, mas não conseguiu agregar aliados para a empreitada política. No início do ano, a indefinição que pairava sobre quem seria o vice de Marinho levou o parlamentar a ser sondado para o posto.

Mas, ao mesmo tempo em que era cogitado para compor chapa com o chefe do Executivo, Tunico não abria mão de encabeçar chapa majoritária e também não anunciava apoio à reeleição de Marinho. Fatos que não foram bem vistos pelos partidos da base aliada, que optaram por manter o Cãozinho dos Teclados na chapa governista 48 horas após terem escolhido Tunico Vieira para ser o vice do petista, por dez votos a sete.

 

TUDO EM PAZ

O revés, um dia antes da convenção que homologou a candidatura à reeleição de Marinho, não foi bem recebida internamente pelas direções municipal e estadual do PMDB, que endureceram o discurso em relação ao PT e ameaçaram lançar Tunico candidato ao Paço.

"Uma candidatura em São Bernardo seria importante porque é uma das cidades mais importantes do Estado, mas não temos que olhar para trás", disse Baleia Rossi.

O prefeito Luiz Marinho também colocou panos quentes na situação, relatando que o PMDB sempre foi aliado do governo na Câmara, mesmo sem ter declinado oficialmente.

"O episódio da discussão da vice é um fato superado, vamos virar essa página e seguir em frente. O fundamental é que o PMDB vai integrar o grupo de 16 partidos que ajudará na (disputa pela) reeleição", disse Marinho.

 

Abatido, Tunico diz ter mantido a coerência

Apesar do clima festivo do ato político que oficializou a aliança entre PT e PMDB em São Bernardo, o vereador Tunico Vieira aparentava nítido abatimento.

Sem disputar a eleição majoritária nem a reeleição para vereador, o parlamentar disse que seria uma atitude incoerente seguir outro caminho que não fosse apoiar o prefeito Luiz Marinho. "Por acreditar no trabalho do prefeito é que me coloquei para ser vice, mas não quero acreditar que um pedido não atendido seja motivo para rompimento", disse.

Para não cair no esquecimento, o presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi, reafirmou o compromisso do partido para eleger Tunico deputado estadual em 2014. "Temos que projetar o futuro. Por isso, indicamos o Tunico para a disputa eleitoral daqui a dois anos", salientou Baleia Rossi. RS




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;