Turismo Titulo Reino Unido
É tempo de jogos

Olimpíada atrai holofotes de todo o mundo para Londres;
capital inglesa é 1ª a sediar Jogos Olímpicos por 3 vezes

Eliane de Souza
05/07/2012 | 07:17
Compartilhar notícia


Com ingressos comprados e malas prontas, muitos brasileiros se preparam para viver uma emocionante experiência na Olimpíada de Londres. Os torcedores do País já compraram mais de 47 mil entradas e 1.300 pacotes, superando com folga os 18 mil ingressos vendidos para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, os 12 mil para Atenas e os 8.000 para Sydney.

Desta vez, a competição mundial será realizada na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto, seguida pelos Jogos Paraolímpicos, que se realizarão entre 29 de agosto e 9 de setembro.

A capital inglesa é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 irão utilizar uma mistura de novos espaços, instalações existentes e zonas históricas, como o Hyde Park e a Parada da Guarda, além de várias instalações temporárias.

O calendário prevê um total de 26 esportes e 39 modalidades. Para os Jogos Paraolímpicos de 2012, estão programadas disputas entre atletas de 20 esportes e 21 modalidades.

A expectativa pela abertura do megaevento esportivo em Londres é grande. A chama olímpica partiu de Atenas escoltada por Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de 2012; por David Beckham, astro da seleção inglesa de futebol; pela princesa Ana, da Inglaterra; e por Boris Johnson, prefeito de Londres. A tocha passa por revezamento percorrendo 13 mil quilômetros antes de chegar ao Estádio Olímpico no dia 27, para a inauguração dos Jogos.

A abertura acontecerá no Hyde Park. A principal apresentação musical ficará com o grupo Duran Duran, que vai representar a Inglaterra no show. Os demais artistas representarão uma das quatro partes do Reino Unido - Snow Patrol, da Irlanda do Norte; Stereophonics, do País de Gales; e Paolo Nutini, da Escócia. A cerimônia de abertura vai acontecer simultaneamente no Olympic Stadium, do outro lado da cidade, e será transmitida em telões durante o show.

A cidade que originou os jogos modernos

A Olimpíada da Era Moderna foi inspirada nos jogos da pacata cidade mercantil de Much Wenlock.

O médico inglês William Penny Brookes criou os Jogos Olímpicos de Wenlock em 1850 para promover a melhoria moral, física e intelectual dos habitantes da cidade com atividades recreativas ao ar livre e atribuição de prêmios anuais em sessões públicas.

Em 1890, o Barão Pierre de Coubertin assistiu aos Jogos de Wenlock, o que reforçou a sua ideia de criar a Olimpíada da Era Moderna, inaugurada em Atenas, Grécia, em 1896.

Localizada na região rural de Shropshire, no Oeste da Inglaterra, a pequena cidade mercantil de Much Wenlock mantém até hoje a tradição de seus Jogos Olímpicos - no ano passado, aconteceu a 125ª edição. Por conta dessa ligação histórica, o mascote da Olimpíada de Londres 2012 foi batizado de Wenlock em homenagem ao município, que fica próximo à fronteira com o País de Gales.

Much Wenlock é uma das povoações mais antigas de Shropshire - sua história data da época medieval. Cresceu em torno da abadia de St. Milburga, fundada no século A abadia foi reconstruída nos séculos 12 e 13 para criar uma igreja maior do priorado, cujas ruínas tornaram-se atração turística.

Detalhes sobre a iniciativa de William Brookes e vários objetos relacionados à Olimpíada de Wenlock estão em exposição no museu da cidade.

Nas ruínas de Shropshire

Há muito o que ver nos arredores de Much Wenlock. Pode-se começar admirando o Wenlock Edge, cadeia de montanhas de pedra calcária que data de 400 milhões de anos, quando a cidade estava submersa na água. Naquela época, o Edge era um recife de corais e por isso há muitos fósseis encravados na rochas da região. Alguns deles são exibidos no museu de Ludlow, cidade ao Sul de Much Wenlock, que também abriga um esplêndido castelo medieval. No passado, foi um palácio real fortificado. Hoje tornou-se palco principal do Festival de Ludlow, cuja maior atração é a encenação anual de um clássico de Shakespeare dentro das muralhas do castelo.

Outra atração imperdível em Shropshire é a cidade de Ironbridge Gorge, berço da Revolução Industrial. A belíssima ponte de ferro é o símbolo do período em que a região tornou-se um dos principais centros produtores do minério no mundo. Vários museus às margens do Rio Severn contam a história em detalhes - o Museum of Iron tem acervo interessante de rodas, cilindros, estátuas de ferro e até uma locomotiva a vapor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;