Internacional Titulo
ONU descobre violência de militares indonésios no Timor
Do Diário do Grande ABC
31/01/2000 | 15:35
Compartilhar notícia


Uma investigaçao sobre abusos dos direitos humanos em Timor Leste revelou que militares do exército indonésio estiveram diretamente implicados em episódios de violência e ataques terroristas ocorridos no ano passado, informou a ONU esta segunda-feira.

Um informe da comissao de investigaçao estabeleceu que o exército participou de uma ampla e sistemática intimidaçao, humilhaçao e terror, destruiçao de propriedades, violência contra as mulheres e deslocamento de pessoas', acusando os soldados de destruiçao de provas, ``incluindo a remoçao de corpos do lugar das matanças'.

Em conseqüência, a comissao recomendou a criaçao de um tribunal internacional para julgar as responsabilidades das açoes comprovadas. O informe foi remetido esta segunda-feira ao Conselho de Segurança das Naçoes Unidas e à Assembléia Geral.

A comissao estava formada por três homens e duas mulheres, presidida pela costarriquenha Sonia Picado, que visitou Timor Leste no período de 25 de novembro e 3 de dezembro, para ouvir 170 testemunhas.

O informe foi ordenado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que em uma carta de apresentaçao reafirmou ``a necessidade de responsabilizar os culpados por seus atos' e disse estar ``satisfeito com o compromisso assumido pelo presidente indonésio, Abdurrahman Wahid, de fazer respeitar a lei'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;