Nacional Titulo
Índios ganham bolsa para estudar medicina em Cuba
Do Diário OnLine
Com Agências
14/03/2003 | 19:45
Compartilhar notícia


Dois índios brasileiros embarcam neste sábado para Havana, aonde vão estudar Medicina. Jackeline Silva, da tribo Pankararu, e o guarani Aua Santos, ambos de 17 anos, ganharam bolsas de estudo cedidas pelo governo cubano e receberão toda a estrutura necessária para a permanência no país.

Segundo a gerente de projetos do Departamento de Educação da Fundação Nacional do Índio (Funai), Helena de Biase, a iniciativa cubana não é nova. "Há tempos o governo cubano incentiva esse tipo de intercâmbio, mas só agora a Funai está participando das negociações", afirmou. Ela disse que a Funai e o governo cubano vão tentar ampliar o intercâmbio para outras áreas de conhecimento.

Helena destacou que a oportunidade é muito boa para os indígenas. "A medicina em Cuba é muito voltada para comunidade, e tem uma linha de trabalho que pode ser eficaz para os povos indígenas. Eles trabalham muito com medicina preventiva e voltada para pequenas comunidades", comentou.

A mãe de Jackeline, uma índia Pankararu de Pernambuco, procurou o Consulado Cubano para se informar sobre a possibilidade de a filha cursar medicina em Cuba. A iniciativa dela levou a uma reunião entre a Funai e o Conselheiro Político da Embaixada. Logo de cara, a representação cubana cedeu duas bolsas: uma para Jackeline e outra para um estudante de enfermagem que já estava em busca da oportunidade, o paulista Aua Santos.

Com informações do Ministério da Justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;