Internacional Titulo
Telescópio Hubble ganha novo computador central
Do Diário do Grande ABC
23/12/1999 | 16:15
Compartilhar notícia


Dois astronautas do ônibus espacial Discovery, o americano Michael Foale e o suíço Claude Nicollier, substituirao nesta quinta-feira o computador central do telescópio espacial Hubble, durante a segunda saída ao espaço desta missao, de oito dias.

Os dois homens fazem os últimos preparativos para esta saída, que começará por volta das 13h50 locais (17h50 de Brasília) e que deverá durar umas seis horas.

A tripulaçao do Discovery foi despertada ao som de uma música suíça tradicional e uma cançao do grupo Coors, ``Only When I Sleep'.

Será a primeira saída ao espaço do astronauta da Agência Espacial Européia (ESA) Claude Nicollier e a primeira de um astronauta europeu que viaja em nave americana.

O novo ``cérebro' do telescópio é um computador de R$ 7 milhoes equipado com um microprocessador Intel 486, que nao é o mais rápido do mercado, reconheceu John Campbell, diretor do programa Hubble no centro espacial Goddard da NASA, em Greenbelt (Maryland).

A nova unidade permitirá aumentar até 20 vezes a rapidez de cálculo e até seis vezes a capacidade de armazenamento de dados do computador.

A substituiçao é uma tarefa muito delicada que ficará por conta de Michael Foale, um veterano dos vôos espaciais já que passou quatro meses na estaçao orbital russa Mir, em 1997.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;