Nacional Titulo
Rainha e Mineirinho voltam para cadeia na região do Pontal
Do Diário OnLine
11/09/2003 | 18:42
Compartilhar notícia


Os líderes sem-terra José Rainha Júnior e Felinto Procópio dos Santos ('Mineirinho') foram transferidos na tarde desta quinta-feira para a penitenciária de Dracena, na região do Pontal do Paranapanema (interior de São Paulo). Os dois estavam detidos desde sábado no presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, no extremo Oeste do Estado. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a transferência desta quinta-feira se deve a questões de segurança.

Rainha e Mineirinho, membros da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), cumpriam pena no presídio de Presidente Venceslau (região do Pontal), por formação de quadrilha e porte ilegal de armas. No sábado passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu transferi-los para Presidente Bernardes porque os dois estariam jurados de morte.

Segundo informações apuradas pela Agência Brasileira de Informação (Abin), o Primeiro Comando da Capital (PCC) mataria os líderes sem-terra para marcar o décimo aniversário de fundação da facção criminosa, que é concentrada no sistema carcerário paulista.

Apesar de a ordem ter partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a transferência de Rainha e Mineirinho para Presidente Bernardes não repercutiu bem entre diversas lideranças sociais e políticas. O presídio é considerado o mais seguro do país. As normas internas de disciplina são rígidas: os banhos de sol são isolados, as visitas íntimas são vetadas, o uso de uniformes é obrigatório e todos os detentos têm de raspar barba e cabelos. Também é proibido ler jornais e revistas, assistir à televisão e ouvir rádio.

O traficante Luiz Fernando da Costa ('Fernandinho Beira-Mar') e alguns dos fundadores do PCC estão presos em Presidente Bernardes.

A volta dos dois líderes sem-terra ao Pontal do Paranapanema ocorreu horas depois da reunião entre o secretário estadual de Justiça, Alexandre Moraes, e o coordenador do MST Delweck Matheus. O retorno de Rainha e Mineirinho foi uma das reivindicações feitas pelos sem-terra ao governo do Estado.

A militante sem-terra Diolinda Alves de Souza, esposa de José Rainha Júnior, também cumpre pena no Pontal do Paranapanema. Ela foi presa na última quarta-feira, em Teodoro Sampaio. A 'Guerreira' foi condenada no mesmo processo que envolve Rainha, Mineirinho e outros oito integrantes do MST.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;