Automóveis Titulo
Cayenne, o polêmico Porsche ‘patinho feio’
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
02/07/2002 | 18:39
Compartilhar notícia


A Porsche Cars North America (PCNA) revelou recentemente as primeiras imagens do interior do Porsche Cayenne, primeiro utilitário esportivo da marca, que será apresentado no Salão de Paris, em setembro. O objetivo do novo modelo, que estará disponível em duas versões de motorização, é oferecer bom desempenho tanto em superfícies lisas quanto no off-road.

Porém, antes mesmo de estrear, o Cayenne já criou polêmica entre os fãs da marca, por conta do seu design de linhas esquisitas e também por ser o primeiro modelo não-esportivo da Porsche. Segundo a montadora, o design do utilitário é novo e não foi baseado em nenhum outro modelo – embora o desenho dos faróis, semelhante ao de outros carros da marca, denuncie o contrário.

Se o estilo do utilitário não é uma unanimidade, talvez os críticos se rendam ao seu elevado desempenho e ao requintado interior do veículo, que tem acabamento sofisticado, computador de bordo e GPS, entre outros itens de série.

Entre os destaques do utilitário esportivo da Porsche está o motor V8 de 4,5 litros – que, na versão com dois turbocompressores, Cayenne Turbo, proporciona 450 cv de potência máxima. A Porsche também anunciou uma segunda versão, a Cayenne S, com aspiração natural, que desenvolve 340 cv de potência. O Cayenne Turbo acelera da imobilidade aos 100 km/h em 5,6 segundos, enquanto o Cayenne S requer 7,2 segundos.

O Cayenne Turbo é equipado com uma transmissão Tiptronic de seis velocidades. Assim como a Turbo, a versão S tem tração nas quatro rodas, além do controle de estabilidade PSM. Marchas reduzidas adicionais visam aumentar o seu potencial em superfícies escorregadias.

Outro destaque do Porsche Cayenne é sua suspensão pneumática, semelhante à do Audi Allroad, que permite priorizar a estabilidade nas curvas ou ampliar a capacidade de enfrentar os obstáculos nos trechos off-road. O motorista deve acionar o botão no painel para alterar a altura em relação ao solo.

O Cayenne – que, na versão protótipo, foi testado durante três anos em vários locais do mundo – será fabricado em Leipzig, na Alemanha, em uma nova fábrica, mas seu propulsor virá de Zuffenhausen. A montadora irá produzir 25 mil exemplares do Cayenne durante o primeiro ano completo de produção. Cerca de 70% da produção será destinada à exportação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;