Internacional Titulo
Violência abala capital do Timor Leste
Da AFP
25/05/2006 | 23:05
Compartilhar notícia


Intensos confrontos armados foram registrados na sexta-feira na capital do Timor Leste, Dili, de acordo com um fotógrafo da AFP na região.

Os tiroteios com armas automáticas aconteceram no bairro de Becora, no leste de Dili, completou o fotógrafo, acrescentando que também foram ouvidos disparos de morteiro na capital.

Um primeiro contingente de comandos australianos chegou na quinta-feira ao Timor Leste e, na próxima semana, será a vez de tropas portuguesas, depois dos enfrentamentos entre soldados leais ao governo e desertores.

O ministro timorense das Relações Exteriores, José Ramos Horta, disse que o governo entregou às tropas australianas a tarefa de manter a segurança nas ruas de Dili.

Paralelamente, a administração ordenou que as tropas timorenses voltem aos quartéis.

Segundo Ramos Horta, a decisão de entregar a segurança de Dili às tropas australianas foi adotada conjuntamente pelo presidente Xanana Gusmão, o premier Mari Alkatiri e o presidente do Parlamento timorense, durante uma reunião na noite de quinta-feira.

"O presidente da República, o chefe do Parlamento nacional e o primeiro-ministro concordaram em encarregar o Exército australiano (...) Agora as tropas australianas são as únicas que têm as rédeas da segurança" na capital.

Na quinta-feira, um tiroteio deflagrado por um soldado mentalmente desequilibrado deixou nove mortos e 27 feridos.

O Timor Leste, um pequeno Estado independente que há quatro anos é incapaz de restabelecer a ordem em seu território, se viu obrigado a pedir ajuda às tropas estrangeiras.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;