Internacional Titulo
Rússia descarta atentado no metrô
Do Diário do Grande ABC
11/06/1999 | 11:40
Compartilhar notícia


Funcionários municipais descartaram nesta sexta a possibilidade de um atentado terrorista como causa da queda de uma saliência de concreto na entrada de uma estaçao do metrô em Sao Petersburgo, que matou sete pessoas. A imensa peça de concreto desabou na noite de quinta-feira e, segundo testemunhas, o barulho foi idêntico ao da explosao de uma bomba.

Autoridades disseram, porém, que as investigaçoes iniciais nao mostraram indícios de atividade criminosa. ``As evidências preliminares nao confirmam que foi um atentado terrorista', disse Olga Moshkovskaya, porta-voz do governo da cidade de Sao Petersburgo.

Especialistas procuram uma explicaçao para a queda da saliência de concreto, de 100 metros quadrados, na entrada da estaçao do metrô da praça Sennaya.

Testemunhas disseram ter visto pedaços da peça racharem antes de o principal segmento despencar com uma explosao ensurdecedora, que levantou uma nuvem densa de poeira. ``Ouvi uma explosao. Parecia uma bomba', disse Lyuda Pavlovskaya, que trabalha numa padaria a 50 metros das escadas que levam à entrada da estaçao.

Cinco pessoas morreram no local e outras duas mais tarde no hospital, disseram funcionários. Onze pessoas continuam hospitalizadas. A estaçao deve ficar fechada até o fim do mês, disse Moshkovskaya.

A estaçao foi construída no começo da década de 1960. Os sistemas de metrô em Sao Petersburgo e diversas outras cidades russas sao um exemplo do estilo soviético de construçao. Muitas estaçoes sao grandiosas e bem mantidas, apesar das enormes multidoes, e os trens passam com intervalo de um ou dois minutos. Mas as verbas para obras públicas caíram muito depois do colapso da Uniao Soviética em 1991 e os russos denunciam a decadência dos sistemas de metrô do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;