Cultura & Lazer Titulo
Experiência de levitaçao usa magnetismo do corpo humano
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 15:31
Compartilhar notícia


Um íma do tamanho de uma ervilha foi mantido em levitaçao entre dois dedos graças a uma sutil força magnética emitida pelo corpo humano, revelou um artigo da ediçao da revista britânica Nature que será publicada nesta quinta-feira.

Uma equipe holandesa da Universidade de Nijmegen colocou o pequeno íma sob um potente íma supracondutor. Uma pessoa interpôs os dois dedos de uma mao ao redor do pequeno objeto que entao se manteve em levitaçao de alguns milímetros neste espaço. A experiência utilizou a sutil propriedade diamagnética do corpo humano.

O diamagnetismo é a propriedade de reaçao frente a uma força magnética (como a de um íma), produzindo uma força magnética repulsiva. Na experiência, quando o pequeno íma é atraído pelo potente íma colocado sobre ele, a força diamagnética do dedo que se interpoe o impede de subir. O íma nao cai porque a força diamagnética do dedo colocado abaixo produz uma força repulsiva que o mantém no ar, naturalmente sem tocá-lo.

A levitaçao por força magnética nao é uma novidade para os cientistas, que sabem há tempos que os corpos fortemente diamagnéticos, como é o caso dos supracondutores (de vários metais) podem levitar acima de um potente íma. Este princípio é utilizado no Japao pelos trens de alta velocidade.

Os corpos que parecem nao-magnéticos, como madeira, plástico ou os organismos vivos têm de fato um campo magético extremamente frágil, milhoes de vezes inferior ao de um íma. Também podem ser postos em levitaçao no interior de um campo magnético muito potente.

Em outubro de 1996, a equipe holandesa, dirigida por André Geim, manteve em levitaçao uma ra e uma bola de água. André Geim, que fez a experiência com Martin Simon da Universidade da Califórnia, Los Angeles, estima que este tipo de levitaçao poderia encontrar aplicaçoes em todos os aparelhos que precisam eliminar o atrito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;