Economia Titulo
Pequeno varejo no Estado cresce 13,2% em julho
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
16/09/2008 | 08:45
Compartilhar notícia


As vendas do pequeno varejo no Estado de São Paulo, ou seja, do comércio de rua e de pequenas redes, registraram alta de 13,2% no mês de julho, em comparação ao mesmo período no ano passado.

Segundo Walter Moura, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), o resultado é reflexo do crescimento da economia. "O aumento no consumo é fruto da estabilidade econômica e da oferta de crédito nas instituições. Com a facilidade da compra a prazo, as pessoas gastam mais", explica Moura, que estima para São Bernardo uma elevação de 10% a 12% nas compras neste Natal.

De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), o segmento de lojas de material de construção foi o que mais cresceu: 36,2% em relação a julho de 2007, assim influenciando o resultado da pesquisa.

O aumento também se reflete na região, em virtude dos inúmeros lançamentos imobiliários e do aumento nas contratações. Dados do SindusCon-ABC (Regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) apontam incremento de 18,10% nos empregos com carteira assinada entre junho do ano passado e junho deste ano, para 28.674.

Acompanha esse resultado o aumento nas vendas de lojas de móveis e decorações, com crescimento de 11,1% na comparação com julho de 2007 - terceira maior alta da pesquisa.

A segunda melhor colocação ficou com as farmácias e perfumarias, com elevação de 16,6% em relação a junho de 2007. Para Clóvis Pimentel, presidente da Sincofarma-ABC (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Santo André e Região), "as boas notícias de que a economia vai bem estimulam as pessoas, que passam a cuidar melhor da saúde". Tanto que, segundo ele, nenhuma das 800 empresas associadas ao sindicato tem se queixado. Ao contrário, mostram-se bastante satisfeitas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;