Turismo Titulo
Inverno em Bonito
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
30/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Como se já não bastassem as belezas naturais que tão merecidamente fazem jus ao nome do município, até domingo a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, permanecerá no epicentro cultural do País por conta da 10ª edição de seu festival de inverno. A expectativa é de que 50 mil turistas aportem na região para conferir os shows de Vanessa da Mata (hoje), Seu Jorge (amanhã) e Caetano Veloso (sábado), além dos grupos regionais Vai Quem Qué e Barbatuques.

Mas as atrações não se restringem apenas a grandes nomes da música. Durante o dia são promovidas apresentações de dança e de teatro de rua, venda de artesanato, exposições de arte, mostras de cinema, malabares e oficinas culturais.

As duas principais áreas do festival são interligadas por um Túnel Lúdico com diversos elementos cenográficos. No Pavilhão das Artes, o público conta com livraria, café, estandes para comercialização do típico artesanato pantaneiro e a mostra Vertigens e Desdobramentos da Imagem, de Ana Ruas e Elvis Almeida. Também serão prestadas homenagens ao Grupo Acaba, ao fotógrafo Roberto Higa e ao poeta Thiago de Mello.

No Ecoespaço, montado na Rua Senador Felinto Muller, haverá exposições de fotografia, shows e oficinas voltadas a temas ambientais. Destaque para a palestra do poeta Thiago de Mello e para os shows de Zezé Vilhora, Fábio Torres e Marcus Teixeira, além do Projeto Ecoss.

Conscientização ecológica também é o objetivo principal do Ecocine, caminhão responsável pela projeção de filmes em uma grande tela com cadeiras ao redor. Entre as produções exibidas, "Pantanal" e "Circuito Tela Verde".

A maior parte do público, no entanto, deverá se concentrar na Praça da Liberdade, cujas atividades encerram às 22h. Para os apaixonados por artes cênicas, a Companhia Pia Fraus apresentará o espetáculo "Gigantes de Ar" e o Teatro de Sombras encenará a peça "A Bolha Luminosa".

Durante o festival, o número de visitantes em Bonito triplica. E o aumento no fluxo de pessoas não vem de hoje. De acordo com o prefeito da cidade, José Arthur Soares de Freitas, entre os meses de janeiro e maio o movimento turístico local sobrou. "A divulgação no nosso festival em São Paulo foi muito importante. A procura de reservas em hotéis aumentou muito e hoje somos referência de turismo no País."

A programação completa pode ser conferida no site www.festivaldebonito.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;