Economia Titulo
Brasil e China ainda não têm acordo sobre carne bovina
Da Agência Brasil
11/11/2004 | 20:20
Compartilhar notícia


Após dois dias de encontros, o Brasil e China definiram, nesta quinta-feira, os protocolos sanitários e fitossanitários de vários itens da pauta de comércio exterior. De acordo com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a negociação ficou pendente quanto à questão da carne bovina, em função de um detalhe que ele preferiu não revelar.

Os protocolos relativos à carne suína, frango e vegetais foram definidos após exaustivo debate entre a delegação chinesa e a equipe técnica do ministério da Agricultura.

"Falta uma pinimba para resolver a questão da carne", contou Rodrigues, ao final da segunda rodada de uma negociação, que começou nesta quarta e que incluiu outros itens da pauta de comércio sino-brasileira. Na primeira reunião, que se estendeu até à meia-noite, não houve avanço relativo aos protocolos, que haviam sido elaborados por técnicos brasileiros e chineses há duas semanas.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, a equipe brasileira apresentou a sugestão de ampliar a pauta brasileira de exportação para a China, hoje concentrada em soja e minério. "Queremos ter participação no sistema de automação bancária de lá, inclusive produzindo equipamentos na China", explicou Furlan. No esforço de chegar a um ponto de equilíbrio, Furlan disse que ambas as partes concordaram em ceder no quesito infra-estrutura. "Se uma empresa estrangeira precisa fazer uma joint venture com empresa local na China para se instalar lá, aqui também será assim", acrescentou.

Furlan se mostrou irritado com estilo chinês de negociação, que, segundo ele, requer o exercício da paciência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;