Internacional Titulo
Anistia denuncia uso de minas e bombas de fragmentação no Iraque
Da AFP
02/04/2003 | 22:53
Compartilhar notícia


A Anistia Internacional expressou nesta quarta-feira sua preocupação com o uso de bombas de fragmentação "durante ataques do Exército americano em áreas muito povoadas" do Iraque e pediu para que não sejam usadas minas terrestres na guerra.

"Trinta e três civis morreram, entre eles várias crianças, e 300 ficaram feridos terça-feira nos ataques da coalizão contra a cidade de Hilla (...) A Anistia sente-se particularmente incomodada com as informações de que foram usadas bombas de fragmentação nesses ataques, que poderiam ser as responsáveis pela morte de civis (...) Nenhum dos protagonistas do conflito no Iraque deve recorrer a armas que atinjam alvos de forma indiscriminada", disse a Anistia. "Se os Estados Unidos querem proteger verdadeiramente os civis, devem se comprometer publicamente a decretar uma moratória do uso de bombas de fragmentação", acrescentou.

O Comando Central dos Estados Unidos no Qatar anunciou que as forças americanas lançaram nesta quarta no Iraque, "pela primeira vez em um conflito armado", um novo tipo de bomba de fragmentação, capaz de driblar o vento e o mau tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;