Internacional Titulo
General diz que calor ou armas químicas não impedirão avanço americano
Da AFP
02/04/2003 | 23:10
Compartilhar notícia


O uso de armas químicas ou o aumento da temperatura no Iraque não impedirão o avanço das tropas americanas em direção a Bagdá, garantiu na noite desta quarta-feira o chefe do Estado-Maior conjunto dos Estados Unidos, general Richard Myers.

"Isso poderá nos atrasar, mas não nos deterá", declarou Myers à imprensa, após uma reunião sobre o Iraque no Congresso. "As tropas estão preparadas para combater (nessas circunstâncias). Elas deverão levar roupas de proteção contra ataques químicos, o que aumenta o calor, mas também poderemos combater à noite", explicou o general.

"Podemos escolher o momento", disse Myers, ao destacar o domínio das forças americanas no campo de batalha.

O secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, que também participou da reunião, disse que vários fatores poderão determinar a duração da batalha pelo controle de Bagdá. "Isso dependerá do que ocorrer com o regime (iraquiano), da rapidez de sua degradação e da degradação das forças iraquianas, além da convicção do povo iraquiano sobre o fim de Saddam Hussein."

Rumsfeld opinou que a Guarda Republicana está provavelmente estacionada em torno de Bagdá, o que "significa que os próximos dias serão difíceis e perigosos". O secretário de Defesa destacou que "os progressos das forças da coalizão são bons até o momento (...) Estamos pressionando por terra e ar".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;