Internacional Titulo
Comissário de Paz colombiano diz que as Farc devem ser julgadas
Da AFP
23/12/2007 | 15:19
Compartilhar notícia


O alto comissário para a paz do governo colombiano, Luis Carlos Restrepo, afirmou que a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) deve ser levada a julgamento ante a Corte Penal Internacional pelos seqüestros de civis e militares, alguns deles por mais de dez anos.

“É hora de as Farc serem acusadas na Corte Penal Internacional, entre outras coisas porque o crime que estão cometendo é um crime de lesa humanidade, o que estão fazendo é praticamente um genocídio”, disse Restrepo em entrevista publicada pelo jornal El País deste domingo.

A Colômbia ratificou em 2003 sua adesão à Corte Penal Internacional, mas mantém uma proteção até 2009 para as violações ao direito internacional humanitário cometidas em seu território.

“A decisão de aceitar esta proteção foi tomada para manter uma porta aberta para a libertação dos reféns das Farc, mas acredito que esta proteção já deve ser suspensa”, acrescentou Restrepo.

As Farc mantêm em seu poder pelo menos 45 reféns que pretendem trocar por 500 rebeldes presos. Esta guerrilha anunciou terça-feira que deu ordem para a libertação de três reféns, entre eles um menino nascido em cativeiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;