Economia Titulo
Palocci acerta com FMI autonomia para cumprir meta fiscal
13/04/2003 | 21:10
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que acertou com o FMI (Fundo Monetário Internacional) respeitar a meta de superávit primário (4,25% do PIB) mas com autonomia para decidir como alcançar esse objetivo. “O FMI compreendeu nosso pedido”, indicou Palocci após o encerramento da reunião de primavera boreal do FMI e do Bird (Banco Mundial). “Continuamos respeitando o contrato realizado, mas temos autonomia nas decisões econômicas”, afirmou.

“Adotamos as medidas (para atingir as metas acertadas com o FMI) e temos absoluta responsabilidade sobre elas”, explicou o ministro. Palocci também disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva trabalha na implementação para 2005 de um “componente anticíclico” no superávit primário.

Com esta maneira de calcular o superávit, “em períodos de crescimento o governo guarda recursos e em períodos de retração se utilizam para investimentos em infra-estrutura, investimentos sociais”. “Atualmente, o Brasil tem uma política fiscal “pró-cíclica” que obriga sua população a apertar o cinto em momentos de mais dificuldades econômicas”, lamentou Palocci.

Responsabilidade – Palocci disse também que a América Latina reconheceu que seus próprios governos têm responsabilidade no desenvolvimento, mas advertiu que os países industriais têm obrigação de criar o clima internacional adequado para esse objetivo. As metas de desenvolvimento do milênio, destacou, só poderão ser cumpridas se todas as partes cumprirem seus compromissos.

O ministro afirmou que faz falta igualmente a intervenção do Estado. “Exigem-se políticas que favoreçam o crescimento econômico, assim como intervenções sociais que ponham o foco na distribuição da renda”, assegurou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;