Na parte mecânica, o veículo passará a ter suspensao traseira e dianteira independente e um novo controle de traçao. Segundo a montadora, essas alteraçoes permitirao que manobras de emergência sejam feitas com maior segurança. O sistema de controle de traçao eletrônico irá oferecer duas opçoes ao motorista: 4x4 automática ou programável e 4x4 reduzida.
Os freios serao a disco nas quatro rodas, com ABS integral equipado com o EBD, um novo sistema de distribuiçao dinâmica de força de frenagem. Sua tecnologia utiliza sinais de sensores em toda a lateral do veículo, de modo a identificar deslizamentos e derrapagens e aplicar os freios seletivamente, evitando a perda de controle.
Debaixo do capô, o Explorer 2002 deverá trazer um propulsor V6 4.0 a gasolina, capaz de desenvolver 215 cv de potência e torque de 34,5 kgfm. Um novo motor V8 4.6 a gasolina, com 245 cv e torque de 38,8 kgfm, será desenvolvido pela Ford para equipar os modelos top de linha.
Quatro versoes do novo utilitário esportivo serao vendidas no Brasil em 2002: XLS, XLT, Eddie Bauer e Limited. Além de novo design e mecânica, todas as versoes contarao com maiores opçoes de segurança, como zonas deformáveis na carroceria, cujo objetivo é absorver a energia de um impacto e evitar que os passageiros sejam atingidos.
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