Internacional Titulo
Peruanos constróem ponte de palha
Do Diário do Grande ABC
16/06/2000 | 15:18
Compartilhar notícia


Uma comunidade de camponeses peruanos construiu uma ponte suspensa de palha seca em Cuzco, no sudeste do Peru, utilizando técnicas dos incas. A ponte, que levou dois anos para ficar pronta, foi feita a mao, com mais de 20 mil tranças de ichu (arbusto da regiao) seco. No fim-de-semana ela foi concluída e está suspensa, a 3.800 metros de altitude, sobre o rio Apurimac.

A comunidade de Queshuachaca recolheu cerca de duas toneladas de ichu para fazer a ponte de 40 metros de comprimento. Mil camponeses passaram três dias seguidos trançando o ichu que passaram dois anos recolhendo.

Segundo uma ancestral técnica inca, o ichu é batido com pedras e umedecido para se transformar em grossas cordas.

A construçao da ponte, que substituiu uma velha ponte inca também de palha, foi dirigida por um ``chaquiro', um mestre construtor tradicional, que conhece os costumes e as técnicas dos antigos peruanos. As pontes suspensas formavam parte da rede viária dos inca. Ainda é possível encontrar esse tipo de ponte em várias comunidades dos Andes peruanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;