Internacional Titulo
Cidades comemorarão Dia Mundial contra a Pena de Morte
Da AFP
29/11/2002 | 18:49
Compartilhar notícia


Sessenta cidades de todo o mundo comemoram pela primeira vez neste sábado o Dia Mundial contra a Pena de Morte, organizado por um grupo de associações religiosas e de defesa dos direitos humanos.

A iniciativa foi lançada pela comunidade católica de Santo Egídio, e por organizações internacionais como a Anistia e a Coalizão Mundial contra a Pena de Morte, para pedir uma moratória das execuções capitais.

No evento, cidades como Roma, Paris, Barcelona, Viena e Estocolmo, iluminarão monumentos emblemáticos para pedir a abolição da pena de morte.

"Escolhemos essa data porque corresponde ao aniversário da primeira vez na história em que a pena capital foi abolida por um Estado”, explicou Mario Marazziti, da comunidade de Santo Egídio.

O objetivo da campanha é sensibilizar a opinião pública de todos os países para que "entendam que a pena de morte é um instrumento do passado, como a tortura ou a escravidão", disse Marazziti.

A coalizão mundial contra a pena de morte, criada em maio passado, reúne organizações da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia e da África, que consideram a medida cruel e desumana.

Em Roma, o Coliseu também será iluminado. O monumento histórico é símbolo das atrocidades cometidas contra os cristãos. Há três anos, cada vez que uma pena é cumprida, o coliseu romano é iluminado de forma especial.

Entre os 111 países onde a pena de morte existe na legislação, 86 continuam a aplicá-la, como os Estados Unidos. A maioria dos países da América Latina, exceto Cuba e Guatemala, aboliu a pena capital, embora alguns a mantenham para delitos excepcionais como situações de guerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;