Política Titulo Mauá
Em Mauá, Diniz Lopes escolhe vice pelo discurso

Facilidade na oratória coloca Zé Valter na chapa do PR ao Paço

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
03/07/2012 | 07:48
Compartilhar notícia


Demorou, extrapolou o período de convenções partidárias, mas finalmente o candidato a prefeito de Mauá Diniz Lopes (PR) anunciou o seu vice para a eleição de outubro. É o empresário do ramo dos transportes José Valter Cândido (PR), escolhido, segundo o prefeiturável, por ter “o dom da palavra”.

Zé Valter venceu disputa interna no partido contra o também empreendedor Evandro Aparecido Izidoro, proprietário de rede de clínicas de estética, que retoma a candidatura a vereador. O veredicto foi dado ontem à noite, após reunião do PR. Fiel escudeiro de Diniz, Vladimilson Garcia, o Bodinho, foi nomeado coordenador geral da campanha, que será iniciada sexta-feira.

O vice é fundador e foi presidente da Coopertrans (Cooperativa de Transporte de Cargas Químicas e Corrosivas de Mauá) e dirigiu o sindicato da categoria. Apesar de nunca ter disputado uma eleição, tem experiência nos bastidores de campanhas e ajudou Diniz em sua corrida à Prefeitura em 2008, quando terminou em terceiro lugar. Perfil que pesou na decisão a seu favor.

“Poderia ir com o Evandro tranquilamente, mas o Zé tem um pouco mais de experiência”, salientou o prefeiturável. Questionado se o fato de o escolhido poder atrair mais aporte financeiro à campanha do que Evandro teria sido preponderante para a definição, Diniz exaltou outra qualidade do parceiro de chapa. “Que eu saiba, o que ele tem são caminhões. Mas nas ruas, com o microfone na mão, pode fazer a diferença”, aposta, em referência às raízes sindicais de Zé Valter.

ISOLADO

Firmar chapa pura não era a primeira opção de Diniz Lopes para disputar a eleição. Valorizando “compromisso” com o prefeito Oswaldo Dias (PT), o republicano era candidato a vereador e só se lançou ao Paço há 40 dias, depois que o PT trocou a candidatura de Oswaldo (que tentaria a reeleição) pela do deputado estadual Donisete Braga.

Após a decisão de tentar retornar à Prefeitura (comandou o Executivo por onze meses em 2005), Diniz passou a buscar aliados. Ofereceu a vice e chegou perto de parceria com Irmão Ozelito (PTB), que minguou pela interferência do presidente do PTB estadual, Campos Machado. O mandatário proibiu a união, garantindo candidatura própria em Mauá.

A chapa do PR à Câmara possui 36 candidatos a vereador. O registro da candidatura majoritária e das proporcionais será feito hoje, a dois dias do limite imposto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;