Nacional Titulo
Justiça permite que 12 indústrias produzam álcool líquido
Do Diário OnLine
20/08/2002 | 20:14
Compartilhar notícia


A Justiça autorizou 12 indústrias a continuarem produzindo e vendendo álcool líquido, mesmo depois da proibição da venda deste produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que entra em vigor nesta quarta-feira.

Estas empresas fazem parte da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea).

A comercialização do álcool líquido foi proibida por motivos de segurança. De acordo com os números fornecidos pela Anvisa, das 300 mil crianças queimadas com menos de 12 anos, 45 mil sofreram acidente com álcool líquido. Por isso, ficou determinado que a partir do dia 21 será permitido apenas a venda e fabricação do produto em forma de gel.

Segundo o diretor da Abraspea, Luciano Manso, a associação entrou com um pedido de liminar contra a norma da Anvisa, mas o pedido foi negado. No agravo de instrumento, a Abraspea conseguiu parecer favorável do primeiro Tribunal Regional Federal, em Brasília, que desautorizou a Anvisa a promover qualquer ação contra as indústrias associadas.

Usinas - De acordo com a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica) a proibição ao álcool líquido não afetará as usinas. Atualmente, são comercializados 120 milhões de litros de álcool em frascos, ou 1% do que as indústrias produzem de álcool hidratado ao ano. A quantidade não será reduzida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;