Turismo Titulo
Carnaval à moda antiga em Minas Gerais
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Minas Gerais possui atrativos para atender aos mais variados foliões no Carnaval, além de oferecer belas paisagens e gastronomia ímpar. Neste ano, três das mais visitadas cidades do Circuito Histórico - Ouro Preto, Mariana e São João Del Rey - vetaram axé, funk, rock ou sertanejo nas folias. Em programações patrocinadas pelas prefeituras e nos espaços públicos, só sambas e marchinhas poderão ser executados nas festas para resgatar a autenticidade do Carnaval de rua.

Em Ouro Preto, a diversão fica por conta dos blocos organizados pelas repúblicas de estudantes da cidade. Atualmente, a festa conta com cerca de 30 blocos, com média de 2.000 participantes cada. Neste ano, a abertura oficial do Carnaval será no dia 19, às 20h, na Praça Tiradentes.

Em Mariana, o Carnaval é movido à tradição e animação, com marchinhas e grupos folclóricos da cidade. Com o tema Mariana: Cultura da Alegria, a Folia será embalada pelo ritmo e pela criatividade. Em São João Del Rey há festa pelas ruas históricas e nos tradicionais clubes.

Em Belo Horizonte, o fim de semana contará com a animação de blocos pré-carnavalescos, como os da Banda Mole e da Banda Santo Bando. O tradicional desfile das escolas de samba e blocos caricatos será realizado na Via 240, entre os dias 21 e 23.

VELHO CHICO - Para quem quer curtir a Folia de um jeito bastante inusitado, a dica é uma viagem a bordo do Vapor Benjamim Guimarães pelo Rio São Francisco. O roteiro tem início no dia 22, no município mineiro de Pirapora, e dura seis dias. O barco passará pelas cidades ribeirinhas de Barra de Guaicuí, Ibiaí, Cachoeira do Manteiga e São Romão.

Com a utilização de madeira reflorestada, o Benjamim Guimarães iniciará viagem no município de Pirapora e navegará a cerca de 18 quilômetros por hora até Barra de Guaicuí. Após visitar a cidade, o vapor seguirá até Ibiaí, onde passará uma noite e dará andamento ao terceiro dia de viagem até Cachoeira do Manteiga e, em seguida, a São Romão. A partir daí, o barco iniciará o retorno a Pirapora, onde será feito o desembarque dos passageiros no último dia de viagem.

Construído em 1913 no Mississipi (Estados Unidos), o Benjamim Guimarães é tombado pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais e foi totalmente reformado em 2004. Com mais de 60 metros de comprimento, o vapor possui 25 tripulantes, 14 cabines duplas, dois vestiários femininos e dois masculinos; restaurante e bar com sala de estar distribuídos em três deques. Mais informações sobre o cruzeiro no site www.paradisoturismo.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;