Internacional Titulo
Terremoto no Chile deixa três mortos e sete desaparecidos
Da AFP
22/04/2007 | 16:35
Compartilhar notícia


Três pessoas morreram e outras sete estão desaparecidas por um terremoto de 6,1 graus na escala Richter que sacudiu a Patagônia, no Chile, provocando ondas gigantes. As informações são do Onemi (Agência Nacional de Emergências).

"No dia de hoje, as equipes de resgate encontraram três mortos", disse em Santiago o chefe de turno da Onemi, José Abumohor. O funcionário disse que as três vítimas são Evaristo Contreras, sua esposa, Elsa Poblete, e seu neto de dois anos, Genaro Linay Contreras.

Integram as equipes de resgate efetivos da polícia, do exército, da Marinha e da Força Aérea. Elas continuam os trabalhos de buscas dos sete desaparecidos, como cujo rastro se perdeu em vários povoados ao redor do fiorde de Aysén, onde ocorreu o tremor, mais de 1,3 mil km ao sul de Santiago.

Segundo a imprensa, outras quatro pessoas estariam desaparecidas, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades.

A presidente Michelle Bachelet e o ministro do Interior Belisario Velasco chegaram ao meio-dia do domingo a Aysén para supervisionar no campo as operações de resgate e dispor de medidas de emergência.

"Colocaremos à disposição todas as medidas necessárias", disse em Santiago o porta-voz do governo, Ricardo Lagos Weber, acrescentando que as medidas serão informadas assim que a presidente termine sua visita e se reúne com as autoridades locais.

O terremoto foi registrado às 13h50 locais (12h50 horário de Brasília) deste sábado no fiorde de Aysén, uma região que desde janeiro deste ano é sacudida regularmente por uma série de abalos sísmicos que teria origem no surgimento de um vulcão submarino, segundo especialistas.

O terremoto de sábado foi o de maior intensidade desde que o fenômeno se iniciou, em 22 de janeiro. A sucessão de mais de uma centena de tremores mantém em alerta permanente a população da região, que teme uma tsunami.

A Onemi informou que as enormes ondas de até 6 metros, provocadas pelo sismo, não configuram uma tsunami.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;