Economia Titulo
Desemprego nos EUA fica estável em fevereiro
Do Diário do Grande ABC
07/04/2000 | 12:03
Compartilhar notícia


As empresas norte-americanas contrataram mais funcionários em março do que em todos os meses dos últimos quatro anos. Paralelamente, o aquecimento do mercado de trabalho fez com que crescessem os ganhos por hora dos trabalhadores. O número de vagas criadas no setor nao-rural aumentou em 416 mil em março, segundo informou o Departamento do Trabalho. Foi o maior crescimento do número de vagas criadas desde fevereiro de 1996, acarretando uma elevaçao do ganho médio por hora de trabalho de US$ 0,05, ou 0,4%, para US$ 13,60 no mês passado.

Com o aumento das vagas disponíveis para os profissionais norte-americanos, a taxa de desemprego manteve-se inalterada em relaçao a fevereiro, em 4,1%. Os números, no entanto, ficaram dentro da expectativa dos analistas do mercado. Os dados foram considerados pelos analistas como mais um indicativo de que o Federal Reserve deverá aumentar sua taxa de juro em 25 pontos-base, para 6,25%, no próximo encontro do Comitê de Mercado Aberto, marcado para o dia 16 de maio.

Os contratos futuros dos fed funds indicam que os investidores esperam que a taxa de juro primário atingirá 6,5% até setembro. O Federal Reserve já aumentou o juro cinco vezes nos últimos nove meses em uma tentativa para esfriar a economia norte-americana, mas, até agora, há poucos sinais de que tenha alcançado seus objetivos.

A economia norte-americana cresceu 7, 3% no quarto trimestre de 1999 e a previsao é de que tenha evoluído outros 5% no primeiro trimestre. Até agora, o crescimento nao tem gerado sinais inflacionários, mas, na análise do presidente do Fed, Alan Greenspan, isso ocorreu porque as elevaçoes do juro vêm contendo as pressoes de inflaçao.

O Departamento do Trabalho dos EUA atribuiu 117 mil dos 416 mil postos de trabalhos criados em março ao processo de recrutamento da equipe para realizar o censo 2000. Paralelamente o aumento das vagas também reflete o fato de março ter cinco semanas de trabalho, o que nao ocorria há 28 anos. Essa extensao do mês de março resultou no aumento de entre 50 mil e 100 mil vagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;