Cultura & Lazer Titulo
'American Pie 3' e 'Legalmente Loira 2' estréiam em festival
Da AFP
04/09/2003 | 13:56
Compartilhar notícia


A 29ª edição do Festival de Cinema Americano de Deauville começa nesta sexta-feira — e vai até o dia 14 — com destaque para as comédias. 'American Wedding' ('Americain Pie 3') - novo 'teen-movie' da série -, o humor-patricinha da seqüência 'Legally Blonde 2' e a água com açúcar da comédia romântica 'Down With Love', com Ewan McGregor e Renée Zellweger serão alguns dos filmes que estrearão no evento. Outra produção 'made in EUA' badalada é 'Hollywood Homicide', comédia policial de Ron Shelton e 'Matchstick Men', novo filme de Ridley Scott no qual Nicolas Cage encarna um trapaceiro que sofre de neurose compulsiva.

Mas não é só estes filmes de entretenimento que promete agitar Deauville, na Normânida. Dez longas-metragens participam da seção de competição, criada há nove anos e que já ganhou fama de eficaz detectora de talentos. São elas:

'11:14', de Greg Marcks.
'American Splendor', de Shari Springer Berman e Robert Pulcini.
'Assassination Tango', de Robert Duvall.
'The cooler', de Wayne Kramer.
'Dot The I', de Matthew Parkhill.
'Milwaukee Minnesota', de Allan Mindel.
'Northfolk', de Michael Polish.
'Thirteen', de Catherine Hardwicke.
'The United States of Leland', de Matthew Ryan Hope.
'What Alice Found', de A. Dean Bell.

A escolha do melhor será feita pelo júri presidido pelo diretor franco-polonês Roman Polanski. Entre os integrantes, destacam-se as atrizes Claudia Cardinale, Nastassja Kinski, o ator Ben Kingsley e os diretores Fernando Trueba e Tom Tykwer.

Este ano o festival apresenta uma nova seção dedicada aos documentários -'Documentaries of Uncle Sam'. Dela participam diretores como Oliver Stone, com 'Persona Non Grata' (sobre o conflito israelense-palestino), Jonathan Demme, com 'The Agronomist', sobre Jean Dominique, jornalista haitiano defensor dos direitos humanos, e os esperados 'Easy Riders, Raging Bulls', sobre a revolução provocada na Hollywood dos anos 70 pelos então jovens Martin Scorcese, Peter Fonda e Michael Cimino, e 'Standing In The Shadow Of Motown', dedicada aos músicos da famosa gravadora.

Ausência - As grandes ausências serão Woody Allen, que concedeu à Mostra de Veneza o privilégio de assistir à estréia mundial de seu novo filme, 'Anything Else'; Quentin Tarantino, cujo filme está inacabado, e Clint Eastwood, que decidiu reservar a Nova York, depois da estréia mundial em Cannes, as primícias de 'Mystic River'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;