Nacional Titulo
Dengue ameaça 20 cidades na região de Araçatuba
28/02/2007 | 22:38
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde intensificou as ações de combate à dengue em 20 municípios da região de Araçatuba, onde estão concentrados 40% do total de casos confirmados da doença em São Paulo. Esses municípios contabilizam 850 casos dos 2,2 mil confirmados no Estado.

Na região, uma pessoa morreu com sintomas da dengue hemorrágica. O caso está sendo investigado pela secretaria e pela polícia.

A explicação dos sanitaristas é o clima – quente – a grande quantidade de lagos e rios e a aproximação com o Mato Grosso do Sul, onde a epidemia é abrangente.

Na tentativa de frear o surto, a secretaria apressou o treinamento de médicos e enfermeiros e agilizou o fluxo de doentes para postos de saúde, esvaziando os prontos-socorros lotados.

Ao mesmo tempo, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) aumentou o repasse da quantidade de equipamentos e de venenos doados aos municípios para combater a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Um desses municípios é Birigui, campeão estadual em número de doentes, com 334 casos confirmados e 1,2 mil suspeitos. Com 110 mil habitantes, o município decretou estado de calamidade pública. No único pronto-socorro, entram 700 pacientes por dia, 60% com sintomas da doença. Com a medida, serão contratados, sem concurso público, 114 agentes de saúde para trabalhar no combate à dengue, de casa em casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;