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Supermercados acirram disputa por mercado de R$ 60 bi
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 16:17
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As principais redes de supermercados do país estao investindo cerca de US$ 1 bilhao este ano na ampliaçao de suas atividades, já tendo incorporado e adquirido outras redes menores, para aumentar o seu poder de faturamento, onde o que vale mesmo é uma maior venda por metro quadrado, isto é, uma alta produtividade, todos querem uma fatia maior do mercado estimado em R$ 60 bilhoes.

"Estamos no mercado atentos as oportunidades", diz o presidente do Grupo Pao de Açúcar, Abílio Diniz, que em 99 já arrendou 25 lojas da Rede Paes Mendonça e duas das principais do Mappin, ainda recentemente.

Seu principal concorrente e líder de mercado, o Carrefour nao fica atrás e já em 99 adquiriu três redes menores e seus investimentos devem superar neste ano a R$ 380 milhoes, principalmente por causa de aquisiçoes. Também o Carrefour nao considera encerrado o seu ciclo de aquisiçoes de novas redes menores. A analista especializada no varejo do Banco Fator, Juliana Chu, salientou que nesta disputa o consumidor deve sair ganhando, pois, "para conquistá-lo, nada melhor do que preços mais baixos. Preços melhores, atraem."

O Pao de Açúcar deverá inaugurar até o final do ano mais 13 hipermercados, chegando a 44 unidades desta rede no total que devem representar 50% do faturamento do Grupo. O Carrefour também tem expectativas de crescimento no faturamento, com as aquisiçoes de redes menores que realizou.

O grupo norte-americano Wal-Mart deverá faturar o seu primeiro bilhao este ano no mercado brasileiro. No ano passado, faturou R$ 783 milhoes. Tem entre o Sam's Club e os Supercenters Wal-Mart, 14 lojas. Nao revela o seu faturamento, mas no segundo semestre do próximo ano deverá inaugurar uma loja em Contagem (MG).

Suas lojas hoje estao instaladas em Sao Paulo. No Wal-Mart nao se admite que houve uma desaceleraçao em seus planos para o Brasil: "Estamos cumprindo um cronograma de trabalho, nada foi desacelerado".

O grupo português Sonae também está nesta disputa, tendo faturado no ano passado, R$ 2,693 bilhoes, espera um crescimento nas suas vendas em 99. E isto já está ocorrendo: o volume de negócios do primeiro trimestre da Sonae Distribuiçao Brasil foi de R$ 421 milhoes, o que equivale à quase triplicaçao do valor (+185%) em relaçao ao mesmo período do ano passado.

Esta evoluçao é o resultado da abertura de novos supermercados BIG e das aquisiçoes/associaçoes com as cadeias Cândia, Mercadorama, Nacional e Exxtra. Em escudos, e incorporando o efeito da desvalorizaçao, o acréscimo foi de cerca de 83% passando para cerca de 45 milhoes de contos nos 3 primeiros meses de 1999.

No Brasil, a Sonae admite em análises internas "manter objetivos de crescimento e rentabilidade ambiciosos. O plano de crescimento orgânico contempla a abertura de 5 hipermercados BIG este ano e a remodelaçao de um grande número de lojas. A integraçao das novas cadeias prossegue com sucesso, esperando-se que os níveis de rentabilidade consolidados continuem a melhorar".

Outro forte concorrente de Pao de Açúcar, Carrefour e Sonae é o Grupo Bompreço, associado ao holandês Royal Ahold e liderado pelo empresário nacional Joao Carlos Paes Mendonça, faturou no ano passado R$ 2,410 bilhoes e tem planos de investir em 99, cerca de R$ 150 milhoes. Em 99 já adquiriu uma rede de seis lojas na Bahia, a Petipreço, que faturou em 98, cerca de R$ 155 milhoes.

Sua filosofia é continuar investindo na Regiao Nordeste, devendo inaugurar em breve um hipermercado em Sao Luís, no Maranhao. "Com esta nova aquisiçao continuamos o processo de expansao,modernizaçao e melhoria da operaçao de abastecimento de bens de consumo no Estado da Bahia e no Nordeste", disse Joao Carlos Paes Mendonça.

Atualmente o Bompreço tem 92 lojas, sendo 15 hipermercados, 56 supermercados e l8 minimercados e tres magazines, instaladas entre a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, devendo chegar agora ao Maranhao.




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