Cultura & Lazer Titulo
Vacinas continuam eficientes mesmo com mutação do H1N1, diz médico francês
Da AFP
21/11/2009 | 10:35
Compartilhar notícia


O médico francês Didier Houssin garantiu neste sábado que as vacinas contra a gripe suína continuam eficientes, graças aos adjuvantes, apesar da detecção pela Noruega de uma mutação do vírus H1N1.

"A imunogenicidade não foi modificada por esta mutação. Portanto, as vacinas continuam eficientes", afirmou o professor Houssin à rádio francesa Europe 1.

"É justamente porque temíamos tal mutação que fizemos com que várias vacinas sejam vacinas com adjuvantes, para poder, eventualmente, encarar mutações", explicou.

A Organização Mundial da Saúde informou sexta-feira que a Noruega detectou uma mutação do vírus H1N1 em três casos.

Houssin qualificou a mutação de "preocupante", pois "pode permitir ao vírus se implantar mais baixo no aparelho pulmonar e provocar uma doença pulmonar mais grave".

"No entanto, não é um gene de virulência conhecido. Esta mutação não significa a circulação de um vírus que teria sido totalmente modificado", destacou. "Isso significa claramente que é preciso seguir a recomendação de vacina referente a esta gripe", frisou o médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;