Automóveis Titulo
Invocado e bruto
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
24/03/2010 | 07:12
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Design arrojado, conforto na medida certa, tecnologia de ponta e desempenho acima da média. Essas são apenas algumas características do Audi A5, cupê alemão que traz na versão 2010 mais itens de série e a consagrada tração integral Quattro como principais novidades. O Diário avaliou o modelo de R$ 259,5 mil por alguns dias e concluiu, após algumas centenas de quilômetros, que a fera exala verdadeiro prazer ao volante.

Antes de falar do visual invocado ou de seus itens de série e conforto, vamos direto ao que mais interessa: performance. Sob o capô do A5 respira ofegante o bloco 3.2 V6 FSI com injeção direta de combustível e uma inovação: acionamento variável das válvulas, proporcionando, de acordo com a necessidade, a queima de combustível mais próxima do ideal.
O propulsor entrega 269 cv de potência a 6.500 rpm e torque descomunal de 33,6 mkgf a 5.000 rpm. Não chega a ser um R8 V10 que despeja nas rodas 525 cv e 54 mkgf, mas o A5 impressiona. Ao mais leve toque no pedal da direita, o coice é imediato. O corpo é pressionado contra o banco, enquanto o bloco ronca e o bicho revela toda sua força.

A transmissão automática Tiptronic de seis marchas está em perfeita sintonia com o motor. Falam o mesmo idioma. Os engates são precisos e rápidos. A possibilidade de trocas pelas aletas (borboletas) atrás do volante elevam ao quadrado a tocada esportiva. Acelerar é tão instigante quanto frear e chamar no botão as marchas para baixo - inspirado pelo propulsor que, a cada reduzida, joga o giro lá em cima e grita.

Destaque para a tração integral Quattro, responsável - em parte - por manter a fera sob controle. No piso molhado, sua atuação é ainda mais destacada. Holofotes também para a suspensão five-link para a dianteira e trapezoidal-link na traseira (ambas de alumínio), que garantem equilíbrio ao A5.

Por fim, deixamos o Audi Drive (opcional), sistema que, a um toque no console, permite que o motorista escolha entre três modos de dirigir: Comfort, Auto e Dynamic. Cada um atua de forma diferente nos amortecedores, sistema de direção e escalonamento das marchas, privilegiando ou o conforto ou a esportividade.

Arrojo, conforto e tecnologia
É preciso reconhecer: o Audi A5 é bonito. Com traços modernos e arrojados, aguça a curiosidade de todos - um brinde à equipe do designer italiano Walter De'Silva, responsável pela nova identidade da marca alemã.

A dianteira com grade imponente e trapezoidal casa perfeitamente com o conjunto óptico levemente inclinado. Elogios para os LEDs incorporados, que permanecem acesos mesmo no sol do meio-dia. A lateral lisa traz linha de cintura alta - reduzindo a área envidraçada. A traseira é sóbria, mas confere ar invocado.

Apesar da generosa distância entre os eixos - de 2,75 metros -, que proporciona bom espaço para quem vai na frente, o espaço é limitado para os passageiros do banco traseiro. É preciso destacar que o A5 foi feito para levar até quatro ocupantes (2+2). Aproveitando o assunto espaço, o porta-malas surpreende com seus 455 litros de capacidade.

INTERIOR
Vamos pular para dentro do bólido. O interior inspira requinte. A posição de dirigir é baixa, afinal, trata-se de um cupê. O motorista parece vestir o A5. Os comandos estão todos à mão e têm fácil leitura - principalmente o belo painel de instrumentos.

O revestimento dos bancos - em couro - e os materiais utilizados no acabamento são de alto padrão. Todas as peças se encaixam perfeitamente. Tudo está em seu devido lugar.
No console central, destaque para o sistema multimídia Audi Infotainment, por onde visualizamos - por meio do display de 6.5 polegadas - as funções do rádio CD player e do ar-condicionado automático. Até mesmo na hora de estacionar, o motorista, por meio do Audi Parking System Plus, consegue perceber tudo o que está acontecendo ao seu redor devido aos sensores dianteiros e traseiros.

POR FIM, OS ‘MIMOS'
A lista de equipamentos de série do Audi A5 tem o tamanho de uma ficha corrida de um bandido perigoso. Vamos lá: ar-condicionado, bancos dianteiros esportivos e elétricos (do motorista com função memória), computador de bordo, controlador de velocidade, teto solar, rodas de liga leve de 19 polegadas, air bags frontais, laterais e de cortina, faróis com ajuste automático, retrovisores elétricos...ufa!




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