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Quem faz esta estimativa é Jean Boghici, marchand, amigo do artista e curador da exposiçao, que de abril até o início deste mês esteve no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. "Guignard deu muitos quadros na juventude para amigos e namoradas. Certa vez, vi em seu cavalete uma tela onde ele retratava um garoto fazendo a primeira comunhao. Onde está esta tela? Ele é um dos pintores mais falsificados do Brasil", diz Boghici.
Guignard é também um dos mais valorizados artistas brasileiros. O seu quadro Vaso com Flores foi arrematado por US$ 759 mil pelo deputado federal carioca Ronaldo César Coelho, em um leilao realizado em Nova York. Para a mostra paulistana, Boghici teve auxílio do curador Luiz Marques. Boa parte dos quadros da exposiçao pertence a colecionadores.
O drama acompanhou a vida do mais mineiro dos pintores fluminenses, desapegado ao dinheiro, boêmio e alcoólatra. Na cabana de um hotel localizado nas montanhas de Itatiaia (RJ), para onde seguia a fim de se recuperar das bebedeiras levado por amigos, torrava todo o dinheiro que ganhava em tintas e balas para as crianças.
Tinha lábio leporino, visto nos auto-retratos, considerado o motivo de suas desilusoes amorosas (foi abandonado pela noiva em plena lua-de-mel). Nascido em Nova Friburgo (RJ), aprendeu a pintar na Alemanha, onde viveu desde os 11 anos com a mae e o padrasto, com quem nao se dava. Voltou ao Brasil em 1929 para ensinar belas artes (entre seus alunos estavam Iberê Camargo e Amílcar de Castro). A partir de 1944, mudou-se para Belo Horizonte, para dirigir a Escola Guignard, a convite de Juscelino Kubitschek.
A divisao da exposiçao é cronológica, obedecendo a produçao de Guignard nas décadas de 20 - quando pintou pouco -, 30, 40 e 50 - épocas que mais produziu -, e década de 60. Retratos, auto-retratos, os famosos vasos com flores e, principalmente, as paisagens montanhosas de Minas Gerais, com suas igrejas barrocas, e baloes de Sao Joao, algumas imaginárias, integram a exposiçao. Foi um pintor moderno que alinhavou o Renascentismo de Boticelli com o Impressionismo de Matisse, casando desenho ousado com imagens poéticas e cores feéricas. "Guignard tem um parentesco artístico com Van Gogh", conclui Boghici. n O Humanismo Lírico de Guignard - Exposiçao. Abertura nesta terça, às 19h. No Masp - av. Paulista, 1.578, Sao Paulo. Tel.: 251-5644. De terça a domingo, das 11h às 18h. Ingr.: R$ 10 e R$ 5 (estudantes). Estacionamento Garagem Trianon - praça Alexandre Gusmao. Até 13 de agosto.
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