Nacional Titulo
Menina que passou por transplante inédito recebe alta em SP
Do Diário OnLine
Com Agências
04/11/2004 | 10:36
Compartilhar notícia


A menina que recebeu um transplante de medula óssea com células provenientes de sangue de cordão umbilical recebeu alta na última segunda-feira. A cirurgia usou pela primeira vez material armazenado em um banco de sangue brasileiro e foi realizada no dia 8 de outubro no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, interior de São Paulo.

De acordo com o médico Virgílio Antônio Rensi Couturato, que coordenou a equipe médica, a paciente V.B.C., 9 anos, era portadora de leucemia linfóide aguda e aguardava há um ano por um doador compatível.

Couturato disse que a menina recebeu alta 24 dias após a realização do procedimento e que está em bom estado geral. A paciente vai continuar fazendo avaliações clínicas e laboratoriais semanalmente.

O sangue do cordão umbilical compatível utilizado no transplante foi encontrado entre os 700 cordões armazenados no Banco de Cordão Umbilical do Inca (Instituto Nacional do Câncer). O procedimento utiliza o sangue que é drenado do umbigo e placenta.

Esse sangue é processado para retirada do excesso de glóbulos vermelhos e enviado ao banco, onde é congelado. Após essa etapa, o material é armazenado a 196º C negativos e válido por até 20 anos.

O país sempre teve que recorrer a amostras de sangue em bancos do exterior e, segundo Couturato, o custo é alto. O médico destacou que o desenvolvimento do banco de cordão umbilical é importante, pois possibilita uma disponibilidade imediata de sangue de cordão para a realização do transplante de medula óssea, caso tenha compatibilidade.

"Esperamos que o sucesso deste procedimento estimule cada vez mais o hábito de doar", destacou o médico à Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;