Internacional Titulo
Astrônomos apresentam Nix e Hidra, as duas novas luas de Plutão
Da AFP
23/06/2006 | 16:34
Compartilhar notícia


Duas pequenas e recém-descobertas luas de Plutão foram batizadas de Nix e Hidra, informaram astrônomos nesta sexta-feira. Os novos nomes foram aprovados pela União Astronômica Internacional (UAI), com sede em Paris, entidade internacional responsável por nomear objetos celestes, disse um membro do painel da UAI, Richard Binzel.

Plutão, freqüentemente rotulado como o planeta mais distante do Sistema Solar, tem uma grande lua, Charon, que foi descoberta em 1978.

Localizadas em 2005 por dois astrônomos através do telescópio orbital Hubble, Hidra e Nix têm entre 48 km e 165 km de diâmetro - ainda não há dados suficientes para precisar exatamente seu tamanho - e levam, respectivamente, 38 e 25 dias para orbitar Plutão, segundo seus descobridores, dos americanos Southwest Research Institute, Universidade Johns Hopkins, Space Telescope Science Institute e o Observatório Lowell.

Os novos nomes se alinham com a tradição de nomear corpos celestes do Sistema Solar, com base na mitologia greco-romana.

Na mitologia grega, Nyx é a deusa da escuridão. Como um asteróide, de número 3908, já tem este nome, a UAI recorreu a sua equivalente egípcia, que se escreve Nix.

A Hidra era um monstro assustador com corpo de serpente e nove cabeças.

Os dois nomes foram escolhidos porque as duas disputavam Plutão, que era o deus do submundo.

Plutão é o nono planeta conhecido do Sistema Solar, embora este status esteja em discussão. Alguns astrônomos acreditam que por ser muito pequeno e ter uma órbita muito incomum, seja na verdade uma rocha ao invés de um planeta.

Se Plutão é um planeta, seu papel como o planeta mais distante do Sol poderá ser suplantado por outro objeto, provisoriamente chamado Xena, localizado em julho de 2005.

Plutão foi descoberto em 1930 pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh e é um dos mais enigmáticos objetos do Sistema Solar.

A nave americana não-tripulada New Horizons deverá sobrevoar Plutão e o Cinturão de Kuiper em 2015.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;