Economia Titulo
Blair pede mais audácia a EUA e UE para sucesso da OMC
Da AFP
14/11/2005 | 20:46
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pediu nesta segunda-feira aos Estados Unidos e à UE (União Européia) que tentem "ir mais longe" nas negociações sobre agricultura para garantir o sucesso da reunião ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Hong Kong no próximo mês. "Para sair deste impasse, os Estados Unidos e a União Européia devem ir mais longe nas negociações sobre a agricultura", disse Blair, que pediu em particular uma "data crível para o fim dos subsídios à exportação".

Em compensação, os países em desenvolvimento, como Brasil e Índia, devem se esforçar mais para abrir seus setores industriais e de serviços ao investimento estrangeiro, afirmou durante tradicional discurso no banquete anual do prefeito da City, centro financeiro de Londres.

"Devemos reduzir os subsídios que distorcem o comércio, ver uma data crível para pôr fim aos subsídios à exportação e estabelecer um limite ambicioso para o número de produtos sensíveis que possam se beneficiar de uma proteção suplementar", afirmou. "Em contrapartida, Brasil, Índia e outros países devem se mover para reduzir as tarifas do setor industrial e para a liberalização dos serviços, com a flexibilidade própria que precisam para ajustar seus compromissos a suas necessidades de desenvolvimento", acrescentou.

A conferência ministerial da OMC será realizada de 13 a 18 de dezembro em Hong Kong, mas por enquanto as negociações parecem estar estagnadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;