Nacional Titulo
Telemar aciona mensagem de ocupado e gera protestos
Do Diário do Grande ABC
26/10/1999 | 16:24
Compartilhar notícia


A holding Telemar, que controla 16 operadoras de telefonia no país, está substituindo, no Rio, o sinal de linha ocupada por uma gravaçao com a mensagem "Atençao: telefone ocupado, favor ligar após alguns minutos". Segundo a empresa, o objetivo da mudança - criticada por turistas estrangeiros e cariocas - é fazer com que o cliente tenha a "certeza de que o telefone está realmente ocupado". A "inovaçao", no entanto, está dificultando a vida de pessoas que nao falam português e, portanto, nao entendem a gravaçao.

"Já houve casos de amigos que chegaram de fora, me ligaram e nao entenderam a mensagem", disse o jornalista free-lance norte-americano Michael Kepp, de 49 anos, morador do Rio desde 1982. "Isso já aconteceu mais de uma vez". Para ele, o tradicional sinal de ocupado é melhor. "É um sinal internacional, faz muito mais sentido".

Nota - A Telemar Rio informou, por meio de nota para a imprensa, que a mudança, iniciada em setembro, deverá atingir todas as centrais telefônicas até o fim do ano. Ainda de acordo com a nota, a Telemar Rio "espera que o usuário, após ouvir a mensagem, nao insista na discagem repetida do número, de forma a evitar o congestionamento da rede". "Assim, o cliente consegue diferenciar de forma clara duas ocorrências distintas: congestionamento e telefone ocupado", alega a empresa.

Para o físico Diego Vaz, que defende tese de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a operadora está "querendo transferir para o usuário um problema que é dela". "A Telemar é que tem de descongestionar as linhas".

Interrupçao - Ele alerta para outro suposto problema decorrente da mudança: a interrupçao dos sistemas de rediscagem automática normalmente utilizados por provedores de acesso à Internet. "Quando a linha está ocupada, um computador identifica o sinal e programa automaticamente uma nova ligaçao para alguns minutos depois, o que nao poderá mais ser feito". Procurada pela reportagem, a Telemar justificou que os esclarecimentos sobre a mudança estavam todos na nota para a imprensa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;