Nacional Titulo
Sarney defende acordo ortográfico entre Portugal e Brasil
Do Diário do Grande ABC
21/01/1999 | 17:37
Compartilhar notícia


O ex-presidente José Sarney defendeu nesta quinta-feira, em Lisboa, que Portugal e Brasil devem ``marchar inevitavelmente para um acordo ortográfico'.

O acordo ortográfico, que ``vicissitudes várias nao permitiram ainda a sua adoçao, será mais um instrumento para estreitar os laços entre todas as comunidades de língua oficial portuguesa', acrescentou José Sarney que se encontra na capital portuguesa para o lançamento do seu romance ``O Dono do Mar'.

O ex-presidente brasileiro destacou ainda a capacidade da língua portuguesa em se adaptar as novas realidades, sublinhando que ``o português é uma língua de navegantes, de mercadores e, como tal, deu a volta a Terra'.

``A língua portuguesa é um grande milagre, é uma língua de marinheiros, deu a volta a Terra, e aí encontrou o Brasil onde deixou palavras e recebeu palavras de tal modo que hoje a língua é um dos espaços maiores de comunicaçao', acrescentou.

Segundo o atual senador brasileiro, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), composta por Portugal, Brasil e as cinco antigas colônias portuguesas na Africa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Sao Tomé e Príncipe), ``é um espaço político muito grande, com uma unidade que permitirá termos um real peso no mundo'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;