Internacional Titulo
Atentados com carros-bomba matam 62 no Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
19/12/2004 | 19:49
Compartilhar notícia


Dois carros-bomba explodiram, neste domingo, nas cidades iraquianas de Najaf e Kerbala, deixando ao menos 62 mortos e cerca de 100 pessoas feridas. Os ataques ocorreram perto dos mausoléus dos imãs Ali e Hussein, os locais mais venerados pela comunidade xiita.

Segundo fontes médicas, a maior parte das vítimas do atentado em Najaf estavam acompanhando o funeral de um xeque da região, no mausoléu de imã Ali. O último balanço apontou 48 mortos.

O chefe de polícia local, Ghalib al Jazaari, contou que as explosões ocorreram próximo ao cortejo do governador de Najaf, Adnan al Zurufi. De acordo com ele, al Zurufi era o provável alvo dos atentados.

Habitantes de Najaf, no centro do Iraque, acreditam que o atentado cometido neste domingo tenha sido realizado pela rede terrorista Al Qaeda. Entretanto, até o momento, nenhuma facção religiosa reivindicou o ataque.

"Acredito que os autores deste atentado tentam dividir os iraquianos e fomentar uma guerra religiosa. Tenho a sensação de que foi obra da Al-Qaeda", declarou Hussein Ali, um morador de Najaf de 25 anos.

Após a explosão, muitos habitantes deste bairro próximo ao mausoléu do imã Ali tentaram prestar ajuda às vítimas, mas foram impedidos pela polícia, que fez disparos para o alto.

Já em Kerbala, o carro-bomba foi detonado por um suicida na manha deste domingo, próximo à rodoviária local e ao mausoléu de imã Hussein. Pelo menos 13 pessoas morreram.

Também neste domingo, três funcionários de uma seção eleitoral de Bagdá foram assassinados.

Os ataques ocorrem a seis semanas das eleições que vão definir uma Assembléia Constitucional de 275 membros, que deve elaborar uma nova Constituição para o Iraque.

O documento formaliza bases legais para as eleições presidenciais, previstas para 15 de dezembro de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;