Economia Titulo
Demanda estrangeira por título interno segue menor
25/11/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


A demanda dos investidores estrangeiros por títulos da dívida interna segue em novembro "significativamente" menor, informou o coordenador geral de operações da dívida pública, Fernando Garrido. A retração da demanda se deve à maior taxação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiros) sobre o capital externo que entra no País para aplicações em renda fixa. Com o IOF maior, a rentabilidade dos aplicadores diminuiu.

A respeito da retração da demanda em outubro e novembro, o coordenador avaliou que a tendência continua sendo de aumento gradual da participação de estrangeiros no total da dívida interna.

CURTO PRAZO - Segundo ele, isso deve ocorrer porque o imposto mais elevado afeta mais as aplicações de curto prazo, que deixam de ser atrativas para os investidores estrangeiros. Mas para os investidores estrangeiros de longo prazo, de acordo com Garrido, o mercado interno continuará sendo atrativo.

Ele destacou que é natural a queda de participação estrangeira na DPMFI (Dívida Pública Mobiliária Federal Interna) num primeiro momento depois da elevação do IOF. Foi o que ocorreu em outubro.

Ele disse que, num primeiro momento, os investidores se retraem para fazer uma avaliação do quadro. Garrido não quis atribuir a elevação dos prêmios dos papéis em outubro e novembro somente à redução da demanda dos estrangeiros. E disse que é difícil atribuir a redução a um fator exclusivo, ponderando que a volatilidade externa está trazendo impactos para a economia brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;